Ontem eu estava jantando com uma amiga num restaurante brasileiro quando deu o earth hour - um movimento para todos desligarem as luzes no sábado 8:30pm para aumentar a consciência das pessoas com relação ao consumo de energia elétrica. Os donos do restaurante apagaram todas as luzes e ficamos lá jantando a luz de velas. Foi bem legal e bem bonito.
O que não foi nem legal nem bonito foi a luz na minha casa ter acabado hoje de manhã. Nessas horas que a gente percebe o quanto dependemos de energia elétrica: eu fiquei incapacitada de continuar trabalhando (preciso de computador pra escrever, e luz pra ler...) e tive que ir pro escritório...
Mas ainda há coisas que não dependem de energia elétrica (ainda bem!): justamente na hora que a luz acabou eu estava precisando muito fazer xixi e fiquei muito feliz que nossas privadas ainda funcionam com um esquema mecânico. Vou encabeçar uma campanha contra qualquer pessoa que proponha descargas elétricas...
O blackout veio também pra me lembrar que eu aluguei um apartamento no décimo oitavo andar de um prédio (exemplar da arquitetura modernista dos anos 60), onde estarei a partir de junho . Quando falei pra minha mãe, ela perguntou se faltava muita luz aqui em Toronto. Eu respondi que faltava muita luz do sol. Por isso um apartamento alto é bom: vai ficar iluminado a maior parte dos curtos dias que temos por aqui durante o inverno. E acrescentei: nunca faltou luz na minha casa aqui em Toronto. Hoje eu tive que morder a língua e pensar que às vezes falta luz elétrica também. E não vai ser muito divertido subir 18 andares de escada quando isso acontecer. Mas acho que se eu chegar lá em cima e estiver tudo iluminado com sol, compensa o esforço. E se eu chegar lá em cima depois do pôr-do-sol, preparo um jantar à luz de velas e tudo bem.
6 comentários:
Mariana:
Eu vou querer estar presente quando vc preparar o jantar ...rs
Mãe: conhecendo bem meus dotes culinários, acho que vc não vai achar que meu jantar compensa 18 andares de escada. Em especial vc, que é religiosamente contra exercício físico ;) Beijo, M.
Mariana: agora estou em nova fase. Pilates e caminhadas....e se tiver um bom vinho, até miojo é grande jantar!
Beijos
Sua Mãe
Mariana,
subir as escadas poderá ser um exercício integrante do esquema semanal, conforme a pirâmide feita pelos pesquisadores da Universidade de Misoouri:
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2055/imagens/fitness2gr.jpg
your dad.
é esse o seu prédio???
bacana, hein?
bjs
sarah
O problema vai ser ficar com vontade de ir ao banheiro qdo a luz acabar e vc estiver no térreo... Serão 18 andares até o banheiro!
Mariana, o Luiz Fernando Veríssimo está velhinho já... Dá um jeito de suceder ele no Estadão! Ou big state, para ficar em inglês.
Augusto
Postar um comentário