terça-feira, 6 de julho de 2010

Vagas reservadas, mas para quem?

Uma discussão que anda agitando a pacata vida torontiana é o uso inapropriado de vagas de estacionamento reservadas para pessoas com necessidades especiais, que costumavam ser chamados antes de deficientes.

Mas não se enganem. O problema aqui não é o uso dessas vagas por pessoas "normais". O problema é que, segundo as pessoas com reais dificuldades de locomoção, que são obrigadas a usar cadeiras de rodas ou bengalas, a autorização para usar essas vagas têm sido muito generosa. Eles argumentam que o estado tem dado a autorização para pessoas que apenas são idosas, ou tem algum tipo de problema menor, Ou seja, são pessoas que não teriam qualquer dificuldade em usar uma outra vaga qualquer. Isso priva as pessoas que de fato precisam das vagas da possibilidade de usá-las.

O assunto dá pano pra manga. E, por coincidência, hoje na Folha de São Paulo encontrei uma coluna discutindo o uso de banheiros reservados para pessoas com necessidades especiais. O autor, que usa cadeira de rodas, estava indiginado ao encontrar pessoas sem necessidades especiais usando o banheiro reservado a ele. E ele apresenta bons argumentos para sustentar a idéia de que esses banheiros devem ser de uso restrito. Um argumento é que pessoas com dano na medula estão mais propensas a adquirir infecções e ficariam portanto menos expostas em um banheiro menos utilizado. Ele também argumenta que cegos se beneficiam desses banheiros menos frequentados porque precisam apalpar tudo e podem também ser contaminar com facilidade em um banheiro mais público.

Eu ainda não tenho opinião sobre essa discussão, mas lembrei de um episódio de um dos meus seriados favoritos -- Curb Your Enthusiasm -- em que o autor e ator principal, Larry David, brinca tanto com a questão dos banheiros de uso exclusivo, quanto com as vagas reservadas para pessoas com "necessidades especiais". Dado o calor da discussão sobre o tema aqui, e aproveitando a "deixa" do colunista da Folha, achei que ia ser uma boa oportunidade pra compartilhar isso com vocês. Espero que gostem.




Nenhum comentário: